Mainnav Content Mainbody
Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

DIA MUNDIAL DA DIABETES NO MUNICÍPIO DE OURÉM

O Município de Ourém vai assinalar o Dia Mundial da Diabetes no próximo dia 14 de novembro com várias ações de sensibilização em Ourém e Fátima.

Na Cidade de Ourém o dia tem início com uma palestra onde serão debatidos dois temas: “Afinal, o que é a Diabetes?” pelas enfermeiras da UCC de Ourém e “Prevenir a Diabetes – Alimentação Saudável” pela nutricionista Lydia Freire. Esta palestra vai decorrer no auditório do Edifício-sede do Município de Ourém entre as 10h00 e as 12h00 e destina-se aos alunos da Universidade Sénior, às turmas do Agrupamento de Escolas de Ourém do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde e a toda a comunidade que pretenda estar presente. No período da tarde, entre as 14h00 e as 17h00, o Centro Comunitário de Voluntariado de Ourém realiza um Rastreio da Diabetes com avaliação da tensão arterial e glicémia pelos enfermeiros da UCC de Ourém e a empresa municipal OurémViva dinamiza uma aula de ginástica. Esta atividade é dirigida aos alunos da Universidade Sénior de Ourém mas está aberta a toda a comunidade.


Fátima recebe igualmente uma palestra com o tema “Viver com a Diabetes”, iniciativa que terá início às 09h00 no auditório do Centro de Saúde de Fátima e será dinamizada pelos internos de Medicina Geral e Familiar Elisabete Brandão, Patrícia Pinto, Inês Silva e Diogo Ferreira. A partir das 10h00 o Mercado de Fátima recebe a ação “Sensibilizar a pessoa diabética para a atividade física” que será dirigida por um monitor de Educação Física, iniciativa que se repete às 16h00 no Centro de Saúde de Fátima. Entre as 14h30 e as 15h30, o auditório do Centro de Saúde de Fátima recebe outra palestra com o tema “Diabetes, fique atento!” pela nutricionista Melanie Coelho.


As atividades a realizar em Ourém no âmbito do Dia Mundial da Diabetes têm organização do Município de Ourém, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Ourém e do CLDS 3G em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Ourém, a Universidade Sénior de Ourém e a empresa municipal OurémViva. A programação definida para a Cidade de Fátima tem organização do Serviço Nacional de Saúde, da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, do ACES do Médio Tejo, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Cova de Iria e da Unidade de Saúde Familiar de Fátima, com colaboração do Município de Ourém e da Junta de Freguesia de Fátima.

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Aceitar utilização de cookies. Politica de privacidade.