Mainnav Content Mainbody
Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte

VESPA ASIÁTICA CONFIRMADA NO CONCELHO DE OURÉM. SAIBA COMO IDENTIFICAR E O QUE FAZER

Foi detetada, pela primeira vez, a presença de Vespa Asiática (vespa velutina) no concelho de Ourém, sob a forma de um ninho que, após confirmação foi eliminado, conforme as directrizes expressas no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina, da autoria do ICNF, INAV e DGAV. A Vespa Asiática é uma espécie exótica invasora, predadora de abelhas e altamente prejudicial para a produção de mel, agricultura e ecossistema em geral. Porém, “não é fonte de transmissão de nenhuma doença” e “não é considerada mais perigosa para seres humanos que a vespa europeia” segundo o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, pelo que não há razão para alarme.

O QUE FAZER?
Dada a relevância do tema e sendo de prever a existência de novos casos, recomenda-se à população que esteja atenta e verifique os seus armazéns agrícolas, casas antigas e árvores de grande porte nos quintais e jardins. Se suspeitar da presença de ninhos ou exemplares desta espécie (ver imagens em anexo) deve informar o Serviço Municipal de Proteção Civil através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 249 591 125.
 
COMO DETETAR?
MORFOLOGIA DA VESPA ASIÁTICA – PRINCIPAIS FATORES DE IDENTIFICAÇÃO
Tórax e cabeça pretos
Abdómen preto apenas com um segmento amarelo
Pontas das patas amarelas
 
 
 
MORFOLOGIA DO NINHO – PRINCIPAIS FATORES DE IDENTIFICAÇÃO
Cerca de 1 m de altura
Cerca de 80 cm de diâmetro
Maioritariamente em árvores com mais de 5m de altura
 

Esta página requer cookies para o seu bom funcionamento. Para mais informações consulte a politica de privacidade. Aceitar utilização de cookies. Politica de privacidade.